ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS - os 10 passos básicos.
do Vale, Max
A Organização de eventos esportivos vai muito além das
linhas ou delimitações do espaço de competição. Quando fazemos projetos
esportivos, devemos pensar como gostaríamos de nos sentir naquele ambiente, a experiência que podemos proporcionar e qual a melhor estratégia para chegarmos ao sucesso. Com
base nisso elaboramos os 10 passos básicos para que você possa planejar e gerir seu
projeto esportivo.
1 – Tenha alguém que domine o esporte na equipe - pois só
essa pessoa saberá as reais necessidades do atleta e o que cada participante
espera ou passa em períodos competitivos.
2 – Monte uma equipe na qual você confie e possa delegar as
funções – nada de tentar fazer tudo sozinho, é IMPOSSÍVEL tomar conta de todas
as ações de forma efetiva sozinho.
3 – Elabore o projeto com os objetivos gerais, objetivos
específicos, método de desenvolvimento, estratégia de marketing, metas a serem
atingidas – Assim ficará claro para você e para todos os envolvidos na equipe
qual o caminho seguir para que o projeto seja bem sucedido.
4 – Faça um check list com tudo o que você irá precisar,
exagere no primeiro check list, pois como sabemos, melhor que sobre do que
falte... Na verdade é melhor que tenha um número ideal, mas isso irá acontecer
mais a frente.
5 – Faça o orçamento de todos os itens do check list, tenha
no mínimo 03 cotações de valores, procure parceiros, encontre estratégias para reduzir
suas despesas – Nesse momento, dependendo do seu orçamento, que você irá
ajustar seu check list para os itens vitais para o projeto e os itens que são para
agregar valor.
6 – Com o projeto pronto, alguém que entenda do esporte ao
seu lado, com o check list montado com os itens vitais e seus orçamentos, agora
é a hora de ver qual sua real necessidade de clientes para que o projeto
funcione ou qual o valor necessário para vender o projeto.
7 – Analisado o projeto e visto que é viável, entre em
contato com os fornecedores escolhidos e negocie os preços. Junto a isso,
comece a fazer contato com os possíveis clientes de forma leve, apenas criando uma curiosidade por parte deles.
8 – Nessa etapa, iremos aos poucos colocando o projeto em
evidência, através de mídias sociais, boca-boca, reuniões... DICA: Não seja agressivo no marketing
muito antes do evento acontecer, pois você pode até convencer o cliente a
participar do seu projeto, mas com o tempo àquela vontade vai ficando menor.
Então deixe para dar todo o gás na divulgação em algumas semanas antes do
evento.
9 – Esta chegando a hora. Compre antecipado os produtos e
serviços listados no check não deixe para última hora, confira tudo, veja se
encontram-se em perfeito estado, se esta tudo conforme o prometido nas reuniões
que fizeram e como esta sendo divulgado nos panfletos, mídias e por onde
estiver.
10 – Projeto em ação – agora é só colocar em ação tudo
aquilo que você programou durante todo o tempo.
Extra: 11 – Depois do projeto realizado, faça um resumo
nos dias seguintes, coloque todos os pontos positivos e todos os pontos
negativos que você e sua equipe perceberam. Faça contato com alguns clientes
que vocês tiveram uma boa relação e faça uma pesquisa de opinião e utilize
todas essas informações para a projeção dos próximos eventos.
Estudo, organização, pesquisa e experiências compartilhadas são fundamentais para o desenvolvimento da gestão no esporte. Vamos aproveitar as oportunidades que estamos tendo em nosso país e vamos evoluir nossos modelos de gestão.
Vejam nossos projetos e entrem em contato para qualquer dúvida: canalmvs.com.br
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