"SEU FUTURO SOB MEDIDAS"

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Liderança no esporte, um hábito, uma prática




                                                                                                                    Autor: do Vale, Max


Há quem diga que para ser líder, devemos nascer líder. Posso garantir que essa é uma das maiores besteiras explanada a anos e talvez, uma forma dos que estão no poder tem em tentar manter seus domínios.

Mas o que é ser um líder ? Na minha opinião, ser líder é ter a capacidade de mover pessoas em prol de um único objetivo, é se tornar uma figura que é  modelo para muitos, é ter a capacidade de assumir responsabilidades e riscos, é tornar-se um exemplo no que exerce, resumindo, é a pessoa que transpira e exala todo o envolvimento com uma causa


Nascemos iguais, no entanto, crescemos e somos educados de formas diferentes, cada um dentro de suas possibilidades, culturas e peculiaridades, logo uns desenvolvem mais rápido o tão almejado poder de liderança, mas esse período para desenvolver tal habilidade não tem prazo de vencimento, portanto, somos capazes de aflora-los em qualquer momento de nossas vidas.

Coloco-me como figura desse artigo, onde quando criança, tinha muita dificuldade de comunicação e um alto grau de timidez, não gostava de me expor em fotos, eventos e qualquer coisa que chamasse muito a atenção. Tive uma infância com muitas possibilidades de viagens, brinquedos e outras opções que uma família de classe média oportuniza, portanto, podemos dizer que não foram por falta de oportunidades que não desenvolvi a habilidade de liderança.

O ato de Liderar, segue alguns caminhos que podem ser desenvolvidos ao longo do tempo ou até mesmo aprendido com cursos e novas experiências.

Algumas características a desenvolver:

Comunicação: o diálogo com clientes, superiores, líderes de outros departamentos e, claro, com a sua equipe, é essencial para manter tudo sob controle e escutar pontos de vista diferentes para encontrar as melhores soluções, podemos desenvolver essa qualidade participando de eventos, interagindo em viagens de maneira a explanar sobre qualquer assunto, entre outras formas.

Flexibilidade: é preciso saber contornar as pedras que surgem no caminho para o bom de todos, e essa é uma das maiores responsabilidades do líder, seja em relação a conflitos entre empresa e clientes ou até entre colaboradores e a empresa, Basta saber ouvir e vivenciar, isso dará o know how para esses momentos.

Autoconfiança: se você chegou a um cargo de liderança, é porque tem a competência necessária para mantê-lo. Escute o que outros têm a dizer, mas acima de tudo, confie nos seus conhecimentos e experiência para tomar as decisões com firmeza. Você é capaz e isso só depende de ti.

Iniciativa: por fim, vale lembrar que, como líder, as pessoas esperam atitudes proativas da sua parte, afinal, muitos dependem da sua palavra para agir. Não fique esperando que os problemas se resolvam sozinhos, tome uma atitude, esse é o seu papel

Ser líder é saber conduzir os colaboradores ao sucesso, mostrar os caminhos a serem percorridos, ser um facilitador de suas evoluções e a cima de tudo, ser um exemplo de pessoa e profissional.



Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-desenvolver-o-lider-que-ha-em-voce/90811/







Nenhum comentário:

Postar um comentário